domingo, 21 de março de 2010

DE QUE FORMA É QUE AS REDES SOCIAIS FORAM MUITO IMPORTANTES NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE BARACK OBAMA 2008?


A campanha eleitoral do Presidente americano Barack Obama teve uma estratégia suportada pelo potencial das redes sociais e das mensagens de telemóvel. Obama e a sua equipa conseguiram mobilizar a população dos Estados Unidos da América, primeiro nas primárias e depois na campanha presidencial, utilizando as novas tecnologias e explorando a velocidade e a eficácia que estes meios proporcionam, para passar a mensagem e as ideias que iriam mobilizar uma grande maioria do povo Americano.
A obtenção dos números de telemóvel dos voluntários que aderiram inicialmente à sua campanha e a distribuição de tarefas através de mensagens para a angariação de novos apoiantes, permitiram criar uma gigantesca rede social que contribuiu decisivamente para a vitória eleitoral que conseguiu.
O site My.BarackObama.com, utilizou as mesmas ferramentas de sucesso da rede social Facebook, com o objectivo de criar uma estrutura de micro-financiamento onde os seus apoiantes angariaram pequenas quantias para a campanha e criaram uma forma de distribuição de tarefas e actividades onde todos sabiam o que fazer e quando fazer.
Obama utilizou uma nova forma de fazer política. Teve o mérito de estar atendo ao poder que as novas tecnologias ofereciam e soube usá-las convenientemente a seu favor.

Sem comentários:

Enviar um comentário